terça-feira, 24 de março de 2015

Conselhos e ponderações!

Continuamos com nosso projeto de montar uma coleção de obras de artistas plásticos de bom nível, em quantidade, qualidade das obras, com significado, importância e que possa servir como representação de várias modalidades de artes e técnicas. 

José Dilson
Algo que nos parece bom sobre várias aspectos, inclusive como investimento futuro, mas não nos dedicamos apenas por este aspecto, e especialmente pela forma como nos estimula as manifestações artísticas, autores, obras, estilos e técnicas, é que nos move para realizar esta empreitada para num futuro breve partilhar a beleza e a oportunidade de enriquecer a cultura e o conhecimento por meio destes apreciados objetos de artes, através de empréstimos, e montagens de exposições direcionadas se possível a públicos e localidades que costumeiramente não tem acesso a tais eventos, e a possibilidade de apreciar artistas brasileiros, regionais e mesmo internacionais e as muitas experiências que são criadas por através destes.

O propósito de partilhar experiências e mais conhecimento, com àqueles que não podem normalmente desfrutar destas oportunidades, é sim nossa maior motivação, esperamos logo pode por em prática com segurança, simplicidade e muito boa vontade.

Obras adquiridas recentemente estão chegando e logo também divulgaremos aqui.

Antes porém quero fazer uma ressalva, umas considerações na verdade, dizem respeito a aquisições por meio de leilões.

Somos ainda positivamente influenciado por estes meios de aquisições, mas lembramos e alertamos para muita atenção quanto as informações e a qualidade das obras a serem adquiridas, sempre que necessário questione os organizadores e deixe tudo muito claro.  Também é bom atentar quanto as informações e custos de remessa de peças, ao tempo para este fim e as comunicações feitas pelos leiloeiros, sempre tratando de entrar em contato com estes, quando houver atrasos na remessa, ou até nas informações para envio e/ou em divergências nas aquisições.

Mesmo em grandes galerias e entre conceituados leiloeiros não são raros os erros de informação ou venda de peças indisponíveis que precisam ser trocadas e substituídas, estejam atentos e façam avaliações claras e objetivas, cobrem e de imediato façam contato para sanar adequadamente os problemas que possam ocorre.

BOA SORTE!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Aquisições incrivéis

José Dilson - colecionador
Em muitos momentos temos falado sobre as boas práticas para construir uma coleção respeitável, em maior parte repassando informações e canais (links) com preciosos conteúdos.

Assim, fazendo uso destes recursos e um pequeno investimento se comparado com a importância e as obras adquiridas, incrementamos nossa coleção pessoal com itens inestimáveis das artes plásticas, boa parte destes de artistas nacionais, alguns consagrados e já falecidos, outros contemporâneos.

De qualquer forma, o objetivo maior é poder em breve disponibilizar nossa coleção para apreciação em locais pouco afetos a exposições, ou mesmo distantes dos centros que concentram museus e galerias, o que impede de muitos terem acesso a cultura, informação, e toda riqueza que as artes nos propiciam.

Esta proposta em planejamento pressupõem mostras itinerantes, que pretendemos viabilizar, e que não se restringiram apenas ao campo das artes plásticas, mas no futuro a outros meios e coleções de valor histórico e cultural, se Deus assim nos permitir implementar tais planos.

Por enquanto, já que também passa por nossos projetos disponibilizar acervo virtual e catálogo de informações sobre a coleção, obras e artistas, nos restringimos a mostrar os principais destaques que adquirimos para nossa coleção pessoal.


Veneza - Aquarela, autor desconhecido
Nº 18 Rio de Janeiro 1840 - Gravura, Paul Harro
Homem e mulher com gato (Casal com gato) - Serigrafia, Emiliano Di Cavalcanti

Menina com flor - Serigrafia, Inos Corradin
Cantar e o muro - Gravura, Ediria Carneiro
Sem título - Serigrafia, Sylvio Fialho
cena urbana - Acrílica sobre tela, Carlos Furtado
Vaso com Flores - Serigrafia, Carlos Furtado

Beija Flor - Aquarela,  D. Tort

Galo - Serigrafia, Aldemir Martins

Vaso com Flores - Serigrafia, Fang 


Flores - Serigrafia, Carlos Scliar

Pássaro - Serigrafia, Lucas Pennacchi

Poster, Romero Britto
-------------------------------------------------------------------------------------

Mais informações sobre os autores e algumas de suas obras é possível obter nos link's a seguir:

Paul Harro Herring, dinamarquês que viveu entre 1798 e 1870, retratou a vida e as cenas cariocas em meados do Século XIX, e deixou uma série de gravuras e desenhos que abordam paisagens e aspectos  urbanos do Rio de Janeiro.  Sua obra adquiriu grande valor histórico e cultural.


                      Imagens Paul Harro - Google


Di Cavalcanti - autoretrato
Emiliano Di Cavalcanti, consagrado artista plástico brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 1897 e faleceu em 1976, seu nome Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, sobrinho de José do Patrocínio e pertencente a uma das mais importantes família brasileira, muito contribuiu para elevação e reconhecimento das artes brasileiras.  Suas obras são disputadas e estão presentes em importantes museus e galerias do Brasil e do mundo, e foi um dos destaques da Semana de Arte Moderna de 1922 ao lado de outros grandes nomes brasileiros.

Ver também: Di Cavalcanti

                      Obras de Di Cavalcanti, imagens - Google


Inos Corradin - Google
Inos Corradin, nascido na Itália veio ainda jovem para o Brasil, desde então tem produzido uma obra de renome internacional e com exemplares em várias partes do mundo.  Sua primeira mostra individual ocorreu em 1953 na Bahia, na Galeria Oxunaré, tornando-se nos últimos 50 anos um grande artista com exposições realizadas em países como: Argentina, EUA, Canadá, Alemanha, dentre outros.

Ver também: Inos Corradin
                 
                                     Imagens de Inos Corradin - Google


Ediria - Google Imagens
Ediria Carneiro Amazonas, artista bahiana, militante comunista e esposa de João Amazonas um dos líderes históricos do PC do B. Destacou-se na pintura com obras que retratam também e com veemência as mulheres pobres e outros temas sociais.  Estudou na França e tem obras em importantes centros, além de Paris, como em Buenos Aires na Argentina e no Brasil no Museu de Arte Moderna de São Paulo.   Expôs em vários países do mundo e representa um exemplo da força da mulher nordestina, faleceu em 25 dezembro de 2011 aos 86 anos..

Ver também: Entrevista com Ediria Carneiro Amazonas - Grabois
               
                      Imagens de Ediria Carneiro - Google



Sylvio Fialho, artista plástico brasileiro com obras comercializadas em importantes galerias do Sul, onde suas gravuras tem destaque.

Ver também:      Obras de Sylvio Fialho - Google Imagens


Carlos Furtado, pintor português nascido em Lisboa, estabeleceu-se no Brasil por volta dos anos 80 e em São Paulo tem realizado exposições que trazem destaque para o artista e suas obras, especialmente as ilustrações de obras e poemas de grandes nomes da literatura.

Ver também:     Imagens de obras de Carlos Furtado - Google Imagem


Aldemir Martins - Google
Aldemir Martins, o cearense natural de Ingazeira, nascido em 08.11.1922 e falecido em 05.02.2006, consagrou-se como pintor e artista plásticos com uma forte impressão da cultura e perspectiva do homem nordestino, presente em muitas das suas obras e nas temáticas abordadas.   Artista bastante premiado e consagrado, expôs suas obras na Espanha, Alemanha, Peru e Venezuela.

Ver também: Aldemir Martins - Wikipédia
                   
                      Imagens de Aldemir Martins - Google Imagens



FANG - Imagem do G1
Chen Kong Fang, Fang como é conhecido é de origem chinesa nascido em Tung Cheng, e em 1957 muda-se para o Brasil onde em 2012 falece em São Paulo.  Naturalizado brasileiro sua carreira teve impulso na capital paulista, expôs em diversas cidades importantes do Brasil e do mundo, na Alemanha e EUA principalmente, visitou seu país natal a convite do governo chinês na China, é um artista muito premiado pela sua obra e seus trabalhos estão presentes em importantes museus e coleções.

Ver também: Chen Kong Fang - Catálogo das Artes

                                                                               Fang - Escritório de Artes  James Lisboa
                   
                                                                               Imagens de Fang - Google Imagens


Carlos Scliar - Foto obtida no Google
Carlos Scliar, rio grandense nascido em Santa Maria em 1920 e falecido no Rio de Janeiro em 2001, foi mais um dos grandes artistas plásticos brasileiros, sua carreira inicia-se aos 11 anos como colaborador em um jornal do RS, e suas obras estão entre as mais conceituadas para colecionadores e apreciadores das artes plásticas.   Seu sucesso rendeu grandes obras na gravura, apaixonado pela serigrafia também foi ilustrador de livros para Jorge Amado, e para obra Orfeu de Vinicius de Moraes.

Ver também:    Carlos Scliar - Escritório de Arte James Lisboa

                                                                                  Obras de Carlos Scliar - Google Imagens


Lucas Pennacchi
Lucas Pennacchi, paulista nascido a 20 de fevereiro de 1960,  filho do renomado artista Fulvio
Pennacchi, tem se firmado nas artes plásticas com obras sendo comercializadas em importantes espaços paulistas, já participou de inúmeras exposições e tem boa aceitação pelos admiradores e colecionadores de arte.

Ver também:  Lucas Pennacchi

                       Obras de Lucas Pennacchi - Google Imagem



Romero Britto - Wikipédia
Romero Britto, recifense nascido a 06 de outubro de 1963, é um dos consagrados artistas brasileiros de renome internacional, sendo muito prestigiado no cenário artístico americano, e circula com desenvoltura entre celebridades de hollywood.  Contudo seu nome é bastante controverso e alvo de severas críticas, algumas das quais por suposto, forte apelo comercial.  De fato sobre a perspectiva de vendagem suas obras estão entre as mais bem aceitas e comercializadas entre diversos públicos.

O pernambucano é sempre destaque em rodas sociais e dispõem de forte ação publicitária entorno do seu nome e suas obras.

Ver também:  Romero Britto

                        Imagens Romero Britto - Google Imagens

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Leilões, uma alternativa boa para colecionadores iniciantes?

Obter itens de boa procedência e que possam enriquecer sua coleção, nem sempre é fácil, e na maioria das circunstâncias é bastante oneroso de forma a se tornar mais complexo para iniciantes ou pouco experientes nas práticas do colecionismo.
 
Foto reproduzida do Google Imagens
Considerando que a depender da modalidade de colecionismo, dos objetos de desejo e atenção, pode ainda ser mais difícil obter boas fontes ou estratégias de aquisição de peças de valor material, histórico, cultural ou econômico, etc.
 
Uma alternativa que nem sempre é bem apreciada são os leilões, presenciais ou eletrônicos, conduzidos e organizados por leiloeiros profissionais, antiquários, ou mesmo colecionadores experientes e qualificados no seu ramo, estes são sim uma alternativa muito frequente para aquisição de itens.
 
Quanto mais especializado o leilão, no que se refere as especificidades dos itens a arrematar, e quanto mais preparado é o organizador (em alguns cacos o colecionador/vendedor) maior a possibilidade de adquirir peças de grande interesse e valor colecionável, exemplo disto são os leilões filatélicos virtuais e eletrônicos elaborados através da Internet, e que em grande parte envolvem nomes de filatelistas conceituados, o Brasil oferece boas experiências nesta modalidade de venda, para casos tão específicos como o da filatelia, isto contudo não assegura os melhores preços de aquisição, mas mantém em geral um padrão elevado na qualidade das peças, sua classificação e avaliação e também sua procedência.
 
No entanto é bom ter em mente que o fato de poder adquirir peças on-line ou presencialmente por meio de leilão, que apresentam certo grau de organização e segurança, é garantia de um bom negócio e de peças que atendem bem ao desejo do colecionador, há ressalvas quanto a isto, uma delas fica bem clara quando por exemplo adquirimos itens num leilão que envolvem inúmeras especialidades de colecionismo.  Adquirir peças filatélicas (para manter coerência com o item anterior) em um leilão de antiquários, em meio a itens de numismática, militarismo, etc. pode ser inadequado para iniciantes, os itens a venda não são tão bem classificados e avaliados quantos postos a venda por quem é do ramo de colecionismo ou se especializou em determinada modalidade, comprometendo o negócio, com preços inadequados e peças mal conceituadas, onde encontrar uma boa oportunidade é para que conhece bem e tem experiência em avaliar e precificar um item para acrescentar a sua coleção.
 
Para o iniciante, às vezes é melhor pagar um pouquinho mais para adquirir um item de qualidade junto a um fornecedor confiável, ou mesmo por meio de um leilão desde que seja o mais qualificado e específico possível para sua área de colecionismo.
 
Detalhe, a depender do item a colecionar, automóveis por exemplo, a aquisição por leilão torna-se ainda menos atraente para pessoas pouco experientes. Cuidado é sempre bom mesmo para quem preza mais a qualidade e a procedência, não vá às cegas e procure dicas e conselhos de quem conhece bem os leilões e as formas de colecionismo.  BOA SORTE E BOAS COMPRAS!